Carnaval: saiba como aumentar as vendas nesse período

A época mais animada do ano está chegando e, enquanto os foliões estão com a cabeça na avenida ou no descanso, quem tem uma empresa precisa estar atento às oportunidades para incrementar as vendas durante o carnaval. São diversas opções que vão desde promoções até campanhas atrativas, elaboradas nas redes sociais de forma estratégica. 

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que em 2023 a estimativa e de uma alta de 1,6% nos serviços e 2,9% no turismo. Com aumento de feriados no ano, atividades turísticas devem receber injeção de R$ 74,3 bilhões. O Carnaval aparece como a primeira grande data que deve aquecer a economia. 

Para aproveitar esse momento de grandes oportunidades, e preciso preparar os negócios para receber a data. Confira algumas dicas que vão te ajudar a aumentar o faturamento da sua empresa no Carnaval 2023: 

  1. Se organize! 

Tudo começa quando você sabe onde está (entende a sua realidade) e defini onde quer chegar (tem um objetivo). Portanto, cada empresa precisa se conhecer para então definir metas alcançáveis. 

Tenha informações financeiras claras e realize investimentos com segurança. Olhe para os seus produtos e perceba quais podem ganhar uma posição privilegiada na prateleira e nas divulgações. Um determinado produto que não foi tão procurado ao longo do ano, agora, pode ganhar um valor maior sendo mais procurado pelos consumidores. 

Avalie todos os pedidos que precisam ser realizados, faço o balanço do estoque e contato com os fornecedores de forma antecipada. Quando a demanda aumentar seu negócio estará na frente para atender todo o fluxo sazonal elevado de clientes. 

  1. Dê animação às suas redes 

Independente de qual segmento sua empresa faça parte, sempre é possível entrar no clima do carnaval. Em suas redes sociais, postagens divertidas e que incentivem a interatividade geram mais engajamento. 

As pessoas são atraídas por conteúdos diversos e interessantes. Deixar suas redes em consonância com a época já pode ser o suficiente para que o público se interesse mais pelo seu perfil. 

  1. Invista nas promoções de carnaval 

É comum o uso de eventos tradicionais para lançar promoções. Aproveite que o país está em festa, ou pelo menos grande parte dele, e sirva-se desse clima festivo para o seu negócio. “Desfile de Ofertas” e “Carnaval de Ofertas” são alguns dos termos usados com frequência para anunciar promoções preparadas para essa época do ano. 

Sua empresa pode apostar em uma promoção sazonal, virando parte do calendário anual. A sazonalidade gera expectativa nos clientes, aumentando consequentemente o engajamento. 

  1. Realize marketing por mensagem  

Envie as promoções para os seus clientes cadastrados no banco de dados via SMS, e-mail e WhatsApp marketing antes de anunciá-las nas redes. Seus clientes que recebem essas promoções se sentirão ainda mais exclusivos. 

Esses canais possuem exatamente as características para a execução da comunicação preferida na atualidade: instantânea, objetiva e interativa.  

Em uma estratégia de campanha de marketing ou de atendimento, esses canais podem cooperar entre si nas diferentes etapas da comunicação. Cada um deles irá alcançar o cliente adequadamente em momentos diferentes. 

  1. Fantasie a sua marca 

Chegou a hora de personalizar a identidade visual com as cores e animação carnavalesca. Desde os perfis das redes sociais até o ambiente físico do seu estabelecimento. 

Uma boa decoração em um restaurante ou lanchonete, por exemplo, pode definir o seu negócio como o point da galera. Se o espaço ficar ideal para fotos, a viralização pode ser ainda maior. Isso também vale para outros ramos. 

Para algumas marcas é possível realizar ações envolvendo pocket shows com artistas locais, fanfarras e bandas. Você também pode definir uma playlist carnavalesca para animar a loja no período festivo. 

  1. Faça anúncios digitais 

Seja o seu negócio físico ou digital, a melhor maneira de atingir um público com assertividade é utilizando as ferramentas da gestão de anúncios digitais. Uma campanha de vendas realizada em um período como carnaval irá exigir estratégia e habilidade para entregar os conteúdos certos, na hora correta e no local exato

Confiar essa etapa ao seu conhecimento superficial ou a algum conhecido que é apenas um entusiasta do marketing digital pode custar muito caro! Portanto, prefira dar passos profissionais e posicione sua marca nesse período e colha bons resultados para além da folia carnavalesca. 

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