BBB 2023: o que ele pode fazer pela sua estratégia de marketing

Nos últimos anos, o Big Brother Brasil bateu recordes de audiência e de engajamento dos telespectadores, entrando até mesmo para o Guinnes World Records pela maior quantidade de votos recebidos em um programa de TV. 

A junção de influenciadores digitais e artistas com pessoas anônimas foi um verdadeiro sucesso. O primeiro grupo dessa lista entrou na casa já com uma certa vantagem, o uso espetacular das redes sociais aqui fora. Key Alves, é simplesmente a jogadora de vôlei com o maior número de seguidores do mundo. Já o ator Gabriel Santana também reúne milhões de seguidores com seu histórico de atuações em grandes novelas. 

No outro lado, o reality conta com 30 marcas patrocinadoras ao longo do programa em 2023, outro recorde da edição. Mas não foram apenas as grandes marcas que se beneficiaram do sucesso do BBB, pequenas e médias empresas também podem usar o programa ao seu favor. 

Calma! Vou explicar direitinho onde quero chegar, mas antes eu preciso de explicar o conceito que é fundamental nessa estratégia: o marketing de oportunidade. 

O que é marketing de oportunidade? 

Esse conceito é muito fácil de entender, pelo próprio nome, eu aposto que você já desconfia do que se trata essa estratégia. Pois bem, o marketing de oportunidade é nada menos que usar as tendências do momento para a criação de campanhas e conteúdos. 

Simples, não é? O marketing de oportunidade não se restringe às tendências, ele também está relacionado ao uso de datas comemorativas, eventos e até mesmo alguma campanha de um concorrente que tenha gerado polêmica. 

Por que o marketing de oportunidade é relevante na sua estratégia? 

Utilizar das tendências ao seu favor tem uma finalidade principal: engajar o público. Por isso que, mesmo que essa estratégia possa ser utilizada em outros meios, as redes sociais acabam por potencializar tais ações. 

Afinal, como usar o marketing de oportunidade? 

Em primeiro lugar, o essencial para que essa estratégia dê certo é estar atento! A grande sacada do marketing de oportunidade é falar da coisa certa, na hora certa. Se você perder o fio da meada, ninguém estará mais interessado em consumir aquele conteúdo. 

Em segundo lugar, você deve prestar bastante atenção na linguagem empregada para que você consiga passar a mensagem de forma coerente com o conteúdo utilizado. 

Sabemos que a linguagem utilizada nas redes está em constante mutação. São memes e gírias que surgem a todo instante. Estar por dentro dessa linguagem é o primeiro passo para que a sua estratégia de marketing de oportunidade não seja rasa. 

Mas, cuidado! Não basta saber quais palavras estão em alta no momento, é preciso utilizá-las de forma coerente, a linha entre descolado e tiozão da internet é muito tênue. 

Em terceiro lugar, ao usar um assunto que está sendo bastante comentado é preciso que a sua empresa traga uma nova leitura para ele. Traga, de alguma forma, o assunto para as soluções que a sua empresa traz, os produtos ou, melhor ainda, para situações comuns que os seus clientes vivem. 

Tá, mas tem outro exemplo além do BBB? 

Claro! O BBB é uma oportunidade excelente para aumentar o engajamento. Esse próprio artigo é um exemplo do uso do marketing de oportunidade, afinal, eu chamei a sua atenção primeiro falando sobre o reality, não foi? 

Mas sabemos que o BBB só está disponível durante três meses por ano, não é possível se valer dele sempre como única estratégia de marketing de oportunidade. Não podemos prever o que estará em alta nos próximos meses, mas, como eu disse anteriormente, o nosso dever é estarmos atentos. 

Um meme viral, o lançamento do último Avatar, as tretas nos divórcios dos famosos… esses são alguns exemplos de eventos que poderiam ser usados em uma estratégia de marketing de conteúdo. Nesse caso, o momento deles já passou, mas novas tendências irão surgir, basta você ficar de olho. 

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