A maneira mais eficiente de alcançar um público específico, em pouco tempo, com assertividade e de forma econômica, é através da internet. Com todas essas vantagens, todos empreendedores desejam entender melhor como usar ferramentas para anunciar seus produtos, serviços e ações promocionais.
Se você deseja entender agora os passos que precisa executar para começar a explorar o mundo dos anúncios digitais para alcançar os objetivos da sua marca, continue lendo este artigo e comece os trabalhos o quanto antes.
Saiba o que quer
Por melhor que sejam os meios para estabelecer uma comunicação precisa entre marca e consumidores, é necessário saber qual o objetivo de cada tipo de negócio. Só assim, as muitas ferramentas existentes hoje serão bem utilizadas para executar a estratégia de anúncio.
Por exemplo, se a sua marca estiver sendo lançada, algumas ações podem ser diferentes das que já estão no mercado há bastante tempo. As variações ocorrem de acordo com os diferentes nichos, públicos e modelos de negócios. Todas as ferramentas serão utilizadas se o seu tipo de negócio já estiver claramente definido.
Conheça o seu público
Depois de conhecer o seu próprio negócio, é hora de definir quem você deseja alcançar e influenciar até o momento da decisão de compra. Quanto maior for a segmentação da sua audiência, mais fácil será nutri-la com criativos e conteúdos específicos para cada diferente dor e desejo.
A sugestão é que no processo de definição do público se crie uma ou mais personas da sua marca. Ou seja, um perfil com características que definem quem são os seus consumidores em potencial. Uma forma a mais de tornar o trabalho de anunciar mais direcionado.
Tenha uma estratégia
As funcionalidades das plataformas da internet são realmente incríveis, porém, elas não irão substituir a etapa de desenvolvimento da estratégia que será executada. Afinal, fazer anúncios envolve persuadir pessoas e levá-las a ação que você deseja no seu negócio.
E sabendo o que você tem a oferecer, suas exclusividades e os diferenciais em relação a concorrência, dores, desejos e objeções do público que vai te ajudar a construir a comunicação relevante em resposta a qualquer possível barreira que precise ser quebrada para que as compras sejam realizadas.
Escolha seus canais
A internet dispõe de diversos canais de comunicação. São espaços sociais que variam em funcionalidades de comunicação e acabam atraindo em cada um diferentes públicos. Por isso, antes de sair criando perfis aleatoriamente em diversas plataformas, considere seu objetivo, público a ser alcançado e estratégia a ser executada.
Se estiver começando um novo negócio, criar dois ou três perfis nas principais redes sociais utilizada pela sua persona fará com que o trabalho seja feito com mais eficiência, exigindo a criação de conteúdos na medida certa, para redes sociais específicas.
Não deixe de considerar a necessidade de personalizar os formatos de criativos e conteúdos para cada rede social. Por exemplo, se for investir em criativos para o Instagram, não esqueça dos vídeos curtos que tendem a ser mais vistos. O mesmo vale para o Tik Tok, que ainda exige uma linguagem mais relevante para uma audiência ainda mais jovem.
Para o Facebook, um modo mais tradicional de criar conteúdo já irá atender bem. Lembre-se que se essa rede social for uma das suas opções, a tendência será encontrar um perfil de usuários mais velhos por lá. Entender bem todas essas variações irá te ajudar a fazer campanhas mais eficientes.
Otimizando a estratégia com o SMS Marketing
Uma opção dos grandes players têm sido, além de definir os principais canais na internet, agregar com o SMS Marketing. Isso se deve a eficiência e a alta taxa de aberturas desse tipo de mensagem. Mesmo quando o sistema de internet está desativo, esse mecanismo de mensagens instantâneas permanece entregue o conteúdo da campanha.
Outra razão que tornou o SMS atemporal é o seu custo-benefício. Milhões de envios podem ser feitos com um investimento compatível com orçamentos de pequenas e médias empresas. Essa é uma opção de tornar a comunicação com o público mais relevante, objetiva e profissional, fortalecendo ainda mais a maneira como a marca é vista.
Construa campanhas
Desenvolvendo bem os passos anteriores, será a hora de você desenvolver seus criativos. Com o objetivo de público claro, crie seus anúncios e divulgue de forma segmentada através de um tráfego. Se estiver começando, realizar o teste será muito importante. A maioria das empresas reservam uma verba específica para essas tentativas de entender como o público reage a diferentes estímulos.
Mas se está preocupado em ter que fazer grandes investimentos, não precisa ficar assim. Hoje, qualquer negócio, grande ou pequeno, virtual ou físico, pode investir em tráfego pago com o recurso que for possível.
Se o seu negócio for somente físico, compreenda que você pode vender muito mais anunciando suas promoções na internet. Agora, se além de físico você deseja criar uma loja virtual, você não tem outra opção para profissionalizar as vendas digitais, a não ser anunciar através de uma gestão de tráfego.
A importância desse trabalho vai além da possibilidade de alcançar um grande público, mas também nos dados e métricas produzidas, que auxiliam as empresas a desenvolverem e aperfeiçoarem seus produtos, serviços, estratégias, campanhas e atendimento, facilitando o desenvolvimento de um negócio de forma integral.