Migrar os negócios para as redes sociais pode ser uma tarefa mais simples do que muita gente imagina, mas, chegar bem nesse ambiente virtual é decisivo para garantir o sucesso das suas estratégias de vendas.
O que algumas empresas não compreendem é que o tom comercial precisa ser deixado de lado no primeiro momento quando o assunto são as redes sociais. Afinal, existe um aparente conflito entre as linguagens do mundo das vendas com a desse universo virtual. Isso pode ser facilmente compreendido quando entendemos que as características dos assuntos que fazem sucesso por lá são as mais espontâneas, informais e focadas nas experiências e comportamentos humanos.
Ao considerarmos esses fatores, já podemos definir que o conteúdo gerado não deve ser focado apenas em apresentar uma marca, produto e valor, e sim, histórias, experiências, oportunidades e soluções. Continue lendo esse artigo e aprenda como construir um caminho sólido para a sua marca em redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn ,Youtube e TikTok.
Tenha um planejamento
Como em qualquer nova etapa, comece os trabalhos com um objetivo, planejamento e estratégia. É preciso saber onde você deseja chegar com a sua marca utilizando as redes sociais e para alcançar o objetivo desenvolva um planejamento estratégico que tenha pontos e ações bem definidas a serem executadas dentro de um determinado período. Ainda nesta etapa, crie um calendário onde possa apontar prazos para a criação de novos conteúdos e também das divulgações de cada um.
Seja consistente
Não precisa chegar no mundo digital atirando para todos os lados. Considere quem é o seu público antes de sair criando perfis em todas as redes sociais que existem. Foque onde o seu público se encontra e utilize a linguagem e o formato de conteúdos de acordo com as plataformas escolhidas. O planejamento bem elaborado será importante para que a tarefa de ser constante e realizar postagens diárias seja realizada com sucesso.
Conte Histórias
Começamos falando neste artigo sobre o interesse que predomina nas redes sociais. Contar boas histórias vai de encontro ao anseio dos usuários. Mas se o que você possui é uma marca, o que fazer para criar narrativas que gerem identificação e engajamento do público? Uma boa opção é contar o que inspirou o surgimento da sua marca e produtos, quando surgiu a sua loja, quem é o dono, entre outros fatos curiosos que possam gerar bons enredos e humanizar os conteúdos.
Ajude as pessoas
Mais do que nunca as redes sociais são ambiente de trocas, sejam ideias, informações ou até mesmo produtos. Então, para agregar valor a sua marca, fortalecer o branding e abrir as portas para as vendas, entregue amostras grátis das suas especialidades para os seus seguidores. Por exemplo, se seu perfil é de alimentos, que tal revelar alguma receita ou o diferencial que torna o seu prato mais especial ? Se sua área é a de educação, oferte o acesso a aulões ao vivo ou a mini-cursos para aqueles que se inscreverem. Já se o assunto é moda, vai lá e ensina o seu público a combinar os looks para essa estação. Você vai encontrar algo para compartilhar independente de qual for o seu nicho.
Tire as pessoas das redes sociais
Chegamos ao ponto matador! Já é possível vender produtos ali mesmo, na rede social, como no Facebook ou Instagram, mas de modo geral é interessante tirar o seu consumidor desse ambiente repleto de distrações para capturá-lo como cliente.
Para isso é preciso levar o seguidor para uma página de captura, como uma Landing Page ou formulário e abastecer assim a sua base de contatos.
Construa uma boa página de vendas utilizando técnicas copywriting e imagens suficientes persuasivas para receber bem o cliente que acabou de sair do “ambiente colorido e de entretenimento” das redes sociais.
Após as redes sociais cumprirem bem a sua parte, agora é hora de estabelecer o tão conhecido funil de vendas e nutrir o seu lead proporcionando uma experiência satisfatória que irá levá-lo a compra e fidelização. Não esqueça que todo esse processo exige persistência e alguns resultados não irão surgir da noite pro dia, mas sim a médio e longo prazo. A recompensa é resultados sólidos e duradouros para os persistentes.
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