Como levar meu negócio para as redes sociais

Migrar os negócios para as redes sociais pode ser uma tarefa mais simples do que muita gente imagina, mas, chegar bem nesse ambiente virtual é decisivo para garantir o sucesso das suas estratégias de vendas.

O que algumas empresas não compreendem é que o tom comercial precisa ser deixado de lado no primeiro momento quando o assunto são as redes sociais. Afinal, existe um aparente conflito entre as linguagens do mundo das vendas com a desse universo virtual. Isso pode ser facilmente compreendido quando entendemos que as características dos assuntos que fazem sucesso por lá são as mais espontâneas, informais e focadas nas experiências e comportamentos humanos.

Ao considerarmos esses fatores, já podemos definir que o conteúdo gerado não deve ser focado apenas em apresentar uma marca, produto e valor, e sim, histórias, experiências, oportunidades e soluções. Continue lendo esse artigo e aprenda como construir um caminho sólido para a sua marca em redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn ,Youtube e TikTok.

Tenha um planejamento

Como em qualquer nova etapa, comece os trabalhos com um objetivo,  planejamento e estratégia. É preciso saber onde você deseja chegar com a sua marca utilizando as redes sociais e para alcançar o objetivo desenvolva um planejamento estratégico que tenha pontos e ações bem definidas a serem executadas dentro de um determinado período. Ainda nesta etapa, crie um calendário onde possa apontar prazos para a criação de novos conteúdos e também das divulgações de cada um.

Seja consistente 

Não precisa chegar no mundo digital atirando para todos os lados. Considere quem é o seu público antes de sair criando perfis em todas as redes sociais que existem. Foque onde o seu público se encontra e utilize a linguagem e o formato de conteúdos de acordo com as plataformas escolhidas. O planejamento bem elaborado será importante para que a tarefa de ser constante e realizar postagens diárias seja realizada com sucesso.

Conte Histórias

Começamos falando neste artigo sobre o interesse que predomina nas redes sociais. Contar boas histórias vai de encontro ao anseio dos usuários. Mas se o que você possui é uma marca, o que fazer para criar narrativas que gerem identificação e engajamento do público? Uma boa opção é contar o que inspirou o surgimento da sua marca e produtos, quando surgiu a sua loja, quem é o dono, entre outros fatos curiosos que possam gerar bons enredos e humanizar os conteúdos.

Ajude as pessoas

Mais do que nunca as redes sociais são ambiente de trocas, sejam ideias, informações ou até mesmo produtos. Então, para agregar valor a sua marca, fortalecer o branding e abrir as portas para as vendas, entregue amostras grátis das suas especialidades para os seus seguidores. Por exemplo, se seu perfil é de alimentos, que tal revelar alguma receita ou o diferencial que torna o seu prato mais especial ? Se sua área é a de educação, oferte o acesso a aulões ao vivo ou a mini-cursos para aqueles que se inscreverem. Já se o assunto é moda, vai lá e ensina o seu público a combinar os looks para essa estação. Você vai encontrar algo para compartilhar independente de qual for o seu nicho.

Tire as pessoas das redes sociais

Chegamos ao ponto matador! Já é possível vender produtos ali mesmo, na rede social, como no Facebook ou Instagram, mas de modo geral é interessante tirar o seu consumidor desse ambiente repleto de distrações para capturá-lo como cliente.

Para isso é preciso levar o seguidor para uma página de captura, como uma Landing Page ou formulário e abastecer assim a sua base de contatos.

Construa uma boa página de vendas utilizando técnicas copywriting e imagens suficientes persuasivas para receber bem o cliente que acabou de sair do “ambiente colorido e de entretenimento” das redes sociais.

Após as redes sociais cumprirem bem a sua parte, agora é hora de estabelecer o tão conhecido funil de vendas e nutrir o seu lead proporcionando uma experiência satisfatória que irá levá-lo a compra e fidelização. Não esqueça que todo esse processo exige persistência e alguns resultados não irão surgir da noite pro dia, mas sim a médio e longo prazo. A recompensa é resultados sólidos e duradouros para os persistentes.

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