Vendas no Instagram: expectativa vs. realidade

O Instagram é sua principal vitrine, mas você sabe como utilizá-lo para fazer seu produto ou serviço ser mais visto? Todo mundo que conhece pelo menos um pouco das redes sociais, já sabe que o Instagram deve ter uma Bio organizada, que o Feed precisa ser harmônico, que as postagens devem ser constantes e que quanto maior os números de seguidores, melhor para a sua marca. 

Mas será que é somente isso mesmo que é preciso alcançar? Saiba que para cada negócio existem estratégias e configurações específicas que precisam ser exploradas. Por isso, nada de se apegar somente ao visual e às métricas só para encher o ego. Se você quer mesmo vender, vamos conversar neste artigo sobre quais caminhos seguir para alcançar resultados relevantes.

Para começar, é bom lembrar que sem uma estratégia, bem definida, a partir de uma meta pode te causar problemas. Isso porque os esforços ocorrerão sem necessidade e oportunidades serão perdidas. É com essa etapa inicial mal definida que muitas marcas acabam perdendo tempo e ficando para trás da concorrência.

É preciso lembrar que as redes sociais são ambientes altamente humanizados, onde relacionamentos reais acontecem e com eles atrações, conquistas, interesse, colaborações e etc. Com isso a marca que deseja aumentar as vendas em um ritmo crescente e que permaneça deve se preocupar em gerar conteúdos e utilizar ferramentas que provoquem o engajamento do seu público-alvo.

Ter um conteúdo muito promocional pode ser um “tiro no pé” nesse ambiente marcado pela informalidade. Considere inserir nos seus anúncios um conteúdo útil, capaz de viralizar e fazer com que o marketing de indicação ocorra naturalmente – desde o momento em que o contato ocorre com o anúncio rico até a entrega do produto e o pós-venda.

Plano personalizado

Para cada nicho, características específicas devem ser consideradas na estratégia. Vamos ver a seguir exemplos de setores e as ferramentas que podem ser mais ou menos exploradas por cada um deles:

Beleza – O Instagram exerce uma grande influência na indústria da beleza e reúne quase 100% das marcas desta área em sua plataforma. Os recursos disponibilizados por essa rede altamente visual são ideais para promover produtos cosméticos.

Os consumidores procuram por tutoriais de beleza, truques de maquiagem e avaliam os produtos, o que torna um ambiente favorável para ações dos influenciadores digitais. Ferramentas como as de efeitos, podem ser usadas para oferecer uma experiência com os produtos ainda que a distância, isso graças a inteligência artificial.

Moda – Outro característica deste espaço virtual é a sua capacidade de anunciar as tendências de vestuário e acessórios. Utilizando a busca por hashtags é possível encontrar o que tem sido usado nos quatro cantos do mundo ou saber o que as lojas estão preparando para a próxima estação.

Uma tendência dos usuários atuais é consumirem ali mesmo, no Instagram Shopping, onde as compras podem ser realizadas sem precisar sair da rede social.

Alimentos – Quem nunca postou a foto daquele prato antes de comer? Esse comportamento que se destaca a partir da geração Millennials é um alerta para empreendedores do ramo de alimentos considerarem investir em bons conteúdos para as redes. Degustar alimentos faz parte das principais interações sociais e também aparece como um hobby. São diversos os influenciadores que dedicam seus perfis para avaliarem e indicarem restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo.

Ponto-chave

Embora o crescimento orgânico deva ocorrer, quando falamos em vendas, a expectativa para que os resultados apareçam é um pouco menor. A roda precisa girar dentro do negócio e as etapas precisam ocorrer no menor tempo possível dentro da estratégia.

Considerando que a relação com a audiência não é apenas social, mas comercial, é preciso alcançar as pessoas certas e entregar a elas os produtos corretos em uma abordagem certeira. É aí que a gestão de tráfego aparece como um elemento chave capaz de potencializar os resultados e apresentar dados capazes de mensurar o plano em todos os momentos. Assim é possível fazer ajustes e evitar desperdícios e perda de tempo. Se você deseja ter ações de vendas realmente profissionais, precisa investir  em tráfego e entender sua importância  após a experiência. 

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