As empresas antenadas com o que é tendência estão aproveitando para praticar o chamado marketing de oportunidade. Essa prática é desenvolvida quando as marcas utilizam notícias, acontecimentos, eventos, memes, e conteúdos virais, por exemplo, para realizarem suas ações e anúncios.
Contextualizar a marca aos assuntos que estão em alta na sociedade pode levá-la longe junto com a informação que está na boca do povo e bombando na web. Para que isso ocorra, é preciso permanecer atento e sensível ao que está ocorrendo no mundo. A criatividade, capacidade de improviso e a disposição de fazer as alterações no planejamento de conteúdo, ainda que de última hora, serão requisitos para fazer um bom trabalho deste tipo.
Continue lendo este artigo e entenda mais sobre essa estratégia que pode ajudar a sua marca a se tornar mais conhecida até mesmo em curto prazo.
Cuidados a serem tomados
Embora o marketing de oportunidade seja uma excelente estratégia para impulsionar uma marca, o trabalho e a seleção de uma suposta oportunidade precisa ser realizada com cautela. Afinal, nem todas as datas sazonais ou trends combinam com a sua marca. Quando a sua marca não se identifica com um assunto determinado, insistir em criar anúncios relacionados a tendência pode gerar um efeito inverso.
“Forçar a barra” só para poder criar um anúncio relacionado com determinado assunto pode parecer oportunismo. É preciso notar se a sua marca se relaciona com o fato e então contextualizar para que o objetivo de conectar o público seja alcançado.
Marketing de oportunidades na prática
Para que o marketing de oportunidades seja aplicado de forma efetiva nos seus anúncios, é preciso uma clara compreensão de quem é o público-alvo. Aquilo que pode ser engraçado e viral para um grupo de pessoas, pode parecer desinteressante para outros. Assim sendo saiba para que faixa etária e interesses você está dirigindo a sua campanha.
Outro fator importante é a definição do canal que será utilizado. Para cada um deles é preciso adaptar conteúdos e linguagens. Criar um padrão do anúncio e achar que ele terá o mesmo engajamento em diferentes redes sociais, por exemplo, é um engano e pode te deixar frustrado.
Para aumentar a eficiência na definição da estratégia e da produção dos conteúdos, mantenha uma equipe de especialistas em marketing digital e que tenham um social media, por exemplo. A expertise desse tipo de profissional vai diminuir as chances de erros e aumentar a possibilidade do conteúdo fazer sucesso.
Depois de produzir seus anúncios utilizando o marketing de oportunidades, faça testes, observe a reação do seu público e colete informações que te ajudem a desenvolver novas estratégias diante de novas oportunidades.
Você terá, sempre que precisar, acesso ao histórico de compras realizadas de cada produto.
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