Você já deve ter notado como o discurso ecológico tem aumentado nos últimos anos. A proteção do meio ambiente é uma necessidade já conhecida e cada vez possui mais seguidores. Compreendendo a necessidade de atender esse público ecologicamente consciente, empresas do mundo inteiro passaram a praticar o chamado marketing verde.
Diversos produtos e serviços passaram a ganhar “selos verdes” com frases como: “produtos amigos do meio ambiente”, “nossa produção não agride a natureza” e “usamos apenas materiais recicláveis”. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o marketing verde, descubra seus benefícios e em como utilizado no fortalecimento da sua marca.
O que é o marketing verde ?
O Marketing verde também é chamado de marketing ambiental e ecomarketing, ganhou força nos anos 90, embora tenha surgido décadas anteriores. Essa estratégia de marketing possui um apelo ambiental forte, e busca apresentar a produção, produtos, serviços e demais comportamentos de uma determinada marca em harmonia com o meio ambiente.
Posicionamento responsável
Mas muita calma, você pode até pensar que vai ser fácil passar a imagem de que a sua marca é ecologicamente correta, mas não ter, de fato, um comportamento que corresponda ao discurso feito pode ter como resultado um efeito inverso para a marca. Ou seja, ao invés de fortalecer o branding, ele será enfraquecido.
Por conta disso, procure estabelecer uma atitude verdadeira em relação às transformações nos aspectos de responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.
Como praticar o marketing verde
Alguns princípios do marketing verde são universais e para por essa estratégia em prática a marca deve pautar as ações a partir deles.
Confira as principais condições para serem adequadas a marca:
- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo e
- culturalmente aceito
Alguns pensam que marketing verde só tem relação com a natureza, mas como vemos, as ações também precisam ser baseadas na responsabilidade econômica, social e cultural.
Outra dica muito conhecida é seguir três letras muito conhecidas quando o assunto envolve ecologia. São os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.
Tem também o 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.
Principais benefícios do marketing verde
Incluir comportamentos como esse na sua empresa irá reduzir custos e aumentar lucros. Isso porque os processos serão mais econômicos, com reduções de energia e insumos, além dos reaproveitamentos.
As economias irão contribuir para o aumento da margem de lucro, como também o fortalecimento do branding da marca irá resultar em mais consumidores satisfeitos e interessados em um consumo mais consciente.
Além do ganho relacionado à quantidade, o aumento da qualidade ao colaborar com o meio ambiente vai muito além dos benefícios financeiros.
Confira também: