Como utilizar o marketing verde para fortalecer o branding da marca

Você já deve ter notado como o discurso ecológico tem aumentado nos últimos anos. A proteção do meio ambiente é uma necessidade já conhecida e cada vez possui mais seguidores. Compreendendo a necessidade de atender esse público ecologicamente consciente, empresas do mundo inteiro passaram a praticar o chamado marketing verde.

Diversos produtos e serviços passaram a ganhar “selos verdes” com frases como: “produtos amigos do meio ambiente”, “nossa produção não agride a natureza” e “usamos apenas materiais recicláveis”. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o marketing verde, descubra seus benefícios e em como utilizado no fortalecimento da sua marca.

O que é o marketing verde ?

O Marketing verde também é chamado de marketing ambiental e ecomarketing, ganhou força nos anos 90, embora tenha surgido décadas anteriores. Essa estratégia de marketing possui um apelo ambiental forte, e busca apresentar a produção, produtos, serviços e demais comportamentos de uma determinada marca em harmonia com o meio ambiente.

Posicionamento responsável

Mas muita calma, você pode até pensar que vai ser fácil passar a imagem de que a sua marca é ecologicamente correta, mas não ter, de fato, um comportamento que corresponda ao discurso feito pode ter como resultado um efeito inverso para a marca. Ou seja, ao invés de fortalecer o branding, ele será enfraquecido.

Por conta disso, procure estabelecer uma atitude verdadeira em relação às transformações nos aspectos de responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Como praticar o marketing verde

Alguns princípios do marketing verde são universais e para por essa estratégia em prática a marca deve pautar as ações a partir deles.

Confira as principais condições para serem adequadas a marca:

  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo e
  • culturalmente aceito

Alguns pensam que marketing verde só tem relação com a natureza, mas como vemos, as ações também precisam ser baseadas na responsabilidade econômica, social e cultural.

Outra dica muito conhecida é seguir três letras muito conhecidas quando o assunto envolve ecologia. São os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.

Tem também o 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.

Principais benefícios do marketing verde

Incluir comportamentos como esse na sua empresa irá reduzir custos e aumentar lucros. Isso porque os processos serão mais econômicos, com reduções de energia e insumos, além dos reaproveitamentos.

As economias irão contribuir para o aumento da margem de lucro, como também o fortalecimento do branding da marca irá resultar em mais consumidores satisfeitos e interessados em um consumo mais consciente.

Além do ganho relacionado à quantidade, o aumento da qualidade ao colaborar com o meio ambiente vai muito além dos benefícios financeiros.

Confira também:

Os mais vistos

[views]

Aprenda mais sobre marketing de vendas no digital

Cadastre-se e receba gratuitamente conteúdos exclusivos sobre marketing digital, inbound marketing e vendas direto no seu e-mail

Somos uma empresa de comunicação especializada em anúncios digitais do Grupo Hotmobile. A OTMO é o resultado da evolução de soluções criativas, inovadoras e de qualidade que proporcionam resultados para os nossos parceiros.

ONDE ESTAMOS?
REDES SOCIAIS