Você já conheceu um empreendedor que se tornou tão entusiasmado com o seu produto ou serviço que acabou se tornando um narcisista do próprio negócio? Embora ser apaixonado por sua marca seja um fator interessante, não lidar de forma equilibrada e realista com aquilo que se tem para vender pode trazer grandes problemas para um negócio.
Já faz algumas décadas que o economista Theodore Levitt apontou em um artigo para o conceito da “Miopia em Marketing”, que é quando uma determinada marca concentra o seu olhar no produto, ao invés de olhar para o cliente e suas necessidades. Se você deseja oferecer uma boa jornada para o cliente, que resulte em consumidores satisfeitos e fidelizados, continue lendo este artigo.
Não são poucas as empresas que estão com sérios problemas de visão para enxergar bem os seus clientes, seus interesses e necessidades. Os consumidores modernos estão demonstrando um comportamento diferenciado no processo de compra. O acesso à informação sobre produtos, avaliações e preços está formando uma geração mais crítica no percurso até a compra.
Conheça as 3 etapas da jornada do cliente:
1 – Aprendizado e descoberta (problema)
A busca por um produto ou serviço nada mais é do que a procura por uma solução. Mas, só se busca uma solução quando se identifica um problema. Se todo empreendedor entender isso, já vai começar bem na hora de vender.
Portanto, ajude o seu cliente na consolidação do entendimento de que realmente ele está com um problema e que você compreende o que é, como foi causado e quais as consequências dele. Essa é a fase de aplicar a empatia, capaz de acolher o cliente que tem uma dor. Esteja munido de informações suficientes para recepcionar bem o cliente aflito.
2 – Consideração da solução
Depois da fase inicial em que um problema é identificado e avaliado, é preciso mostrar a boa solução. Não é impondo que você vai chegar lá! Disponibilize conteúdos que façam com que o cliente se convença da importância e diferencial da sua solução.
Lembre-se que nessa fase, é possível que o cliente já tenha entrado em contato com soluções oferecidas por sua concorrência, por isso tenha um bom marketing de nutrição (lead nurturing) para executar nesta etapa da jornada.
3 – Decisão de compra
Se as etapas anteriores forem bem executadas, o sucesso na decisão de compra será uma consequência. Com um lead bem nutrido e agora sendo um consumidor, você não terá apenas uma venda, mas um admirador, avaliador, divulgador e fiel consumidor dos seus produtos ou serviços.
Não se esqueça de caprichar no pós-venda e assim estabelecer um caminho sólido para a sua marca.
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