Gestão de tráfego, a profissão do momento

Embora essa profissão pareça nova, é mais antiga do que o que você pode imaginar. Ela é responsável pelo gerenciamento de mídia paga e compra de tráfego, com o objetivo de atrair um público qualificado, ou seja, que possui características de compradores de um determinado produto ou serviço. A atuação pode acontecer em diversos canais como Youtube, Facebook e Instagram. Essa é mais uma função do mundo do marketing.

Essa, é na verdade, mais uma função do mundo do marketing e como qualquer profissão, a gestão de tráfego exige do profissional conhecimentos específicos. Esse trabalho não pode ser compreendido como, simplesmente, apertar um botão e disparar um anúncio. Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre a importância deste profissional.

A possibilidade de realizar cursos rápidos para entender e utilizar “ ferramentas Ads” formaram um grupo de pessoas que compreendem a gestão de tráfego de forma superficial e que não estão prontos para desenvolver uma parte tão importante do marketing. Esse tipo de profissional deve ser evitado pelas empresas que desejam fazer um bom trabalho baseado nos amplos conhecimentos do marketing.

A gestão de anúncios se caracteriza por suas variáveis, ou seja, essa profissão do momento não se trata da execução de tarefas repetitivas e sim da capacidade de ações personalizadas a cada marca, momento e campanha. Para ser assertivo nas decisões durante as campanhas, toda a experiência e conhecimento do gestor farão a diferença.  

Capacidade de ler métricas

Mais uma vez a experiência e o conhecimento geral do marketing aparece em uma parte muito importante da Gestão de Tráfego, que é a leitura de relatórios e métricas gerados pela veiculação dos anúncios. Custo por mil impressões (CPM), Custo por cliques (CPC), Custo por visita (CPV) e ROAS, são algumas das principais métricas que devem ser bem compreendidas por essa profissão.

Essa etapa é fundamental para que uma estratégia seja ajustada, até que o objetivo da campanha seja alcançado. Essas informações irão nutrir a marca de informações precisas sobre públicos e interesses. Assim novos testes podem ser feitos e o trabalho tende a ficar cada vez mais preciso, evitando investimentos desnecessários em outras campanhas.

Principais atributos da Gestão de Tráfego

1 – Conhecimento Técnico 

Essa é uma habilidade básica para quem trabalha com a Gestão de Tráfego. O melhor é que existem muitos cursos que ensinam todas as funcionalidades das plataformas de Gestão de Tráfego. Os próprios canais, onde é possível fazer tráfego, oferecem tutoriais e outros meios que tornam as tarefas intuitivas.

2 – Desenvolvimento de Estratégia

Como já falamos, não basta apenas realizar um comando tecnicamente. Por isso é preciso desenvolver um planejamento estratégico antes de realizar qualquer campanha. Toda a expertise do marketing digital será utilizada nessa etapa importante.

3 – Realização de Testes 

As regras da gestão de anúncios não são nada engessadas. Aquilo que pode dar certo para um negócio, pode não surtir resultado para outro. Por isso, o trabalho de gestão de tráfego é um espaço para a realização de muitos testes.

É recomendado, inclusive, a separação de uma verba específica para a realização de testes com diferentes criativos e públicos.

4 –  Compreensão de Criativos  

Ainda que a atribuição do gestor de tráfego não seja a produção dos criativos, compreender sobre eles é importante neste trabalho. O resultado de uma campanha de anúncios está diretamente relacionado com o conteúdo que será entregue ao público-alvo.

Designer otimizado, combinações, oportunidades e uso do neuromarketing e de técnicas do copywriting, como a AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) ,vai ajudar todos os envolvidos nas campanhas de anúncios.

5 – Visão de geração de valor

O que não pode ser esquecido em nenhuma campanha de anúncio é a importância de veicular um conteúdo que agregue valor. Nesse contexto, o desenvolvimento de uma estratégia bem pensada fará a diferença na escolha do que será oferecido para o nicho em que os anúncios estão sendo direcionados.

Se a sua marca tem trabalhado no desenvolvimento de um bom produto, serviço ou até mesmo um conceito, vai ficar mais fácil disseminar os criativos relacionados em uma gestão de tráfego.

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