Não existe nada melhor para uma marca que manter uma base de contatos sendo aquecida. Se o foco da empresa for vender, quando for realizada as campanhas de vendas, será mais fácil converter esses leads que já estão sendo nutridos.
É preciso entender que estabelecer um funil de vendas exige um período mínimo de maturação. Isso quer dizer que se o seu negócio tem um planejamento para realizar ações em períodos sazonais, manter uma base previamente alimentada será importante para aumentar a possibilidades de conversões dos contatos em clientes.
Conteúdo Relevante
A entrega de bons conteúdos pode acontecer através de tráfego pago ou orgânico e é responsável pela construção da autoridade da marca. Muito mais que quantidade, será importante focar na qualidade dos conteúdos, na variedade de formatos e na constância das postagens.
Toda a produção de conteúdo deve obedecer um planejamento estratégico e cada tema escolhido deve ser com a intencionalidade de atingir o público-alvo da marca, gerando o tão cobiçado engajamento.
Hoje, uma grande base de contatos não representa, necessariamente, o sucesso dos trabalhos da sua empresa. Se o foco é manter clientes propícios à compra, o foco é mantê-los engajados, atraindo naturalmente outros consumidores e se preparando para o consumo dos seus produtos e serviços.
Pontos de Contato
É agora, antes mesmo das campanhas de vendas que você precisa garantir o funcionamento satisfatório dos canais de atendimento do seu negócio. Nem sempre é necessário escolher muitos canais. O critério para a escolha deve ser baseado nas preferências do seu público-alvo.
Mesmo com poucos canais de atendimento, foque na qualidade e agilidade. É preciso utilizar ferramentas de automatização, como os chatbots, que funcionam mesmo quando sua equipe não estiver no horário de trabalho.
Um objetivo que deve ser buscado é a multicanalidade, ou seja, sempre mais de um canal de atendimento, e as adequações para promover uma experiência omnichannel, que é quando um cliente recebe o mesmo atendimento independente do ponto de atendimento escolhido.
Por exemplo, uma compra realizada em um site permite a retirada ou troca de um produto em uma loja física.
Se o fluxo de um período como o Black Friday irá gerar um número maior de atendimentos simultâneos, a hora de garantir o bom funcionamento de tudo é antes mesmo das campanhas começarem.
Posicionamento da marca no ambiente digital
Outro aspecto importante para qualificar o seu público na Black Friday é manter as páginas de vendas, sites, e-commerce e redes sociais bem configurados. Após engajar em um anúncio e ser direcionado para uma página que não ofereça qualidade, responsividade e harmonia com o primeiro impacto provocado pelo criativo pode gerar uma experiência frustrante para o usuário que foi atraído, mas que não irá converter.
Compreendendo isso, busque ajuda profissional para desenvolver sua landing page, e-commerce, site, redes sociais e outros. Para essa tarefa é importante contar com um social media, web designer, copywriter, entre outros profissionais do marketing.
Uma dica seria escolher uma agência focada em anúncios digitais, que possuem expertise e possua um time de profissionais citados anteriormente. A agência OTMO tem sido uma referência para negócios que desejam desenvolver e executar estratégias de vendas na Black Friday e outras datas importantes do calendário comercial.
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