Criando a estrutura do seu funil de vendas

O funil de vendas é a estrutura estratégica que a sua marca ou empresa precisa criar para conduzir pessoas a uma jornada de compra. A princípio esses contatos não são clientes e costumam ser chamados no marketing de leads. Uma vez que esse lead é atraído e bem direcionado, a chance de serem convertidos como clientes torna-se grande.

A jornada de compra possui pelo menos quatro etapas e tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto. As fases são de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

O funil de vendas (ou pipeline) é normalmente dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu). Mas o que são cada um desses espaços no funil e como estruturá-los ?

Topo de Funil

Essa é a parte mais larga do funil de vendas. Lugar de recepcionar aqueles que acabaram de ser capturados pelas diversas estratégias como páginas de captura e tráfego.

Essa é a fase de conscientização. Momento de despertar o interesse do futuro cliente. 

Como estruturar o Topo de Funil ?

  • Construa autoridade falando sobre os problemas e soluções do seu nicho;
  • Ofereça conteúdos segmentados em seu blog;
  • Disponibilize materiais gratuitos como e-books, planilhas e gráficos.
  • Invista em uma comunicação eficiente para garantir o relacionamento.

Meio de Funil

O meio de funil é uma etapa extremamente importante por ser um momento de conversão. Aquela pessoa que foi despertada a entender que tem uma necessidade começa a ter a intenção de solucionar o problema identificando as possíveis soluções.

Essa é uma parte mais estreita do que a parte inicial do funil.

Como estruturar o Meio de Funil ?

  • Aprofunde o conhecimento do lead sobre as suas soluções; 
  • Faça Webinários, Lives e Imersões e ofereça seus produtos;
  • Ofereça amostras grátis dos seus produtos e serviços;
  • Busque quebrar todas as objeções que ainda restam.

Fundo de Funil

Essa é a última etapa da jornada do cliente onde a decisão de compra deve acontecer. Bem nutrido pelas etapas anteriores, aqui o lead já está maduro o suficiente para ser convidado para o consumo do serviço ou produto.

Nessa etapa de venda, compreende-se que o lead já sabe o problema que tem e quais empresas podem ajudar a solucioná-lo.

Como estruturar o Fundo de Funil ?

  • Revise as possíveis objeções
  • Destaque os seus diferenciais
  • Aponte o custo-benefício
  • Faça chamadas para ação

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