Você pode até pensar que o período eleitoral pode não servir pra nada em relação às vendas do seu comércio, mas com uma perspectiva criativa e visionária, é possível extrair oportunidade para vender a partir do clima gerado pelo processo eleitoral em todo o país.
Existem setores e nichos que são diretamente impactados pelas demandas geradas por partidos, coligações e candidatos. Entre eles encontram-se as gráficas, empresas de produção de conteúdos, eventos, fotografia, sonorização, agências de comunicação e marketing, segurança, transporte e outros.
Mas mesmo que o seu produto não tenha ficado em alta, por não ser de um nicho diretamente ligado ao acontecimento eleitoral, muitas marcas podem “surfar na onda” do tema sem precisar sem polêmico ou mesmo se posicionar por candidato A ou B.
Produtos
Se você possui um produto ou serviço que responda às dores e necessidades daqueles que estão fazendo campanhas neste período. Adiante para criar anúncios e direcioná-los para o público-alvo.
Certifique-se de estar preparado, com estoque e mão de obra para atender pedidos que costumam exigir curto prazo para a entrega. Mesmo sendo um atendimento intenso, costuma gerar bons lucros pelo volume que costuma ser grande.
Identidade Visual
Analise a sua marca e veja de que forma é possível envolvê-la em uma roupagem temporária com o tema eleições. Essa caracterização pode ser feita em um negócio virtual ou físico.
Por exemplo, se você possui um bar ou restaurante, pode torná-lo conhecido como o Point dos Presidentes, local conhecido por reunir pessoas para assistirem aquele debate tão aguardado ou discutir democraticamente sobre as questões políticas e sociais. Utilize as estratégias do marketing para fomentar isso.
Temáticas
A temática também envolve a identidade visual, mas vai além, tendo relação com toda a narrativa criada para as campanhas.
Na prática, o diferencial aqui será a criatividade ao realizar analogias entre os seus produtos e serviços e o contexto das eleições. Vale ressaltar o cuidado para não exagerar na proposta e acabar gerando conflitos.
A ideia seria brincar com o cenário, sem causar polêmicas ou desrespeitar a seriedade de um processo eleitoral democratico.
Promoções Sazonais
Depois de criar toda a estética e narrativa temática, aproveite para condicionar a entrega especial dos serviços, produtos e preços baixos da temporada.
A ideia é mostrar que a oportunidade vai existir somente até o dia da votação. Seja criativo e ajuste a proposta às suas estratégias de vendas.
Headlines
Um criativo ou conteúdo diverso que contenha headlines que façam alusão aos principais fatos ocorridos durante as campanhas vão funcionar bem como marketing de oportunidade.
Não deixe de utilizar bons títulos com textos persuasivos. Por mais que você possua excelentes ferramentas de entrega das suas mensagens, a boa copy será fundamental para converter a audiência em clientes.
Confira também: