O que adiantaria dias de planejamento, aplicação de criatividade, estratégia e investimento na criação de anúncios se eles não fossem entregues ao público-alvo do seu negócio ? Para que todo o trabalho não seja em vão é preciso utilizar todas as técnicas e ferramentas possíveis para tornar precisa a entrega da sua mensagem.
Definir o público-alvo da sua marca é tarefa fundamental: idade, gênero, classe social e preferências são coletadas através de pesquisas e estudos, definindo assim as características do perfil de potenciais consumidores. Quanto mais completas forem as informações, maior a chance de você construir um relacionamento sólido com os clientes.
Para que essa definição do seu público alvo seja ainda mais efetiva, surge no contexto a definição da persona, que consegue definir um perfil semi-fictício do cliente ideal para a sua marca. E depois de definir o público-alvo, que é um grupo maior, que então você conseguirá definir melhor a persona. Uma marca pode definir uma ou mais personas em suas estratégias de marketing.
Como definir público – alvo e persona em 5 passos ?
- Faça a coleta dos dados de leads e clientes;
- Realize pesquisas com esses clientes;
- Analise os dados coletados;
- Estruture a persona;
- Compartilhe a persona com a equipe.
Ferramentas úteis para definir público-alvo e persona
Existem algumas ferramentas digitais que podem ser uma “mão na roda” na hora de definir público-alvo e persona de uma marca. Uma delas é Google Analytic, ideal na hora de fazer o cruzamento de dados com as pesquisas.
Você pode contar ainda com o Google Trends, e acompanhar o que tem sido buscado na web em tempo real. Os dados demográficos fornecidos pela plataforma contribuem ainda mais para um trabalho assertivo. Seja qual for o seu nicho, produto e serviço, é possível saber quem está procurando por aquilo que sua empresa oferece.
O Google ainda conta com uma ferramenta que tem como objetivo fortalecer estratégias de marketing explorando tendências de consumo e insights, o Google Think Insights. Aquela conferida no resultado do seu trabalho pode ser feita com os gráficos disponibilizados por esse sistema, capaz de repensar suas campanhas de acordo com o perfil de seus clientes.
Confira também:
Vendas no Instagram: expectativa vs. realidade
O que é Copy e por que ela é tão importante no marketing?