Para quem não conhece o mundo das redes sociais, a ideia de ter muitos seguidores parece a característica principal daqueles que são considerados bem sucedidos nesse ambiente digital. Embora seja comum que muitos famosos e influenciadores digitais tenham milhões de seguidores, quando o assunto são as vendas, todo esse número não é um fator decisivo. Continue lendo esse artigo e entenda melhor esse tema.
Se você já ouviu falar que qualidade não é quantidade, saiba que essa ideia também se aplica ao assunto que estamos tratando. Isso ocorre porque em canais de relacionamento como Instagram, Facebook e TikTok, por exemplo, a entrega do conteúdo não acontece para 100% dos seguidores. Os algoritmos trabalham para que seu perfil seja visto, preferencialmente, para aqueles usuários que são considerados como o público engajado com o seu perfil.
Seguidores engajados
Compreende-se que suas publicações serão visualizadas por seguidores minimamente qualificados, que demonstram interesse a partir dos primeiros conteúdos que tiveram contato. Assim, não basta seguir, mas interagir com os posts, curtindo, compartilhando, salvando e comentado.
Para alcançar esses seguidores você deve ter na sua estratégia de vendas o público-alvo bem definido. Faixa etária, gênero, localização, interesses, são algumas das características que devem ser consideradas para atrair um público que os conteúdos da sua marca sejam capazes de despertar interesse, tocar nas dores e desejos, para que assim permaneçam engajados e sendo convertidos até a hora do consumo.
Há algum tempo, muitas marcas investiram em campanhas para atrair seguidores que logo foram percebidas como não estratégicas. Sorteios, compra de perfis e de seguidores, são alguns dos mecanismos que pareciam trazer grandes resultados em curto prazo, mas, que logo eram percebidos como ineficientes.
Conclusão
Até aqui já temos informações suficientes para responder: não, a quantidade de seguidores não determina os resultados das vendas. Se você deseja aumentar o faturamento no seu negócio a partir dos seguidores das redes sociais, tenha em mente o seu público-alvo e a sua nutrição. Assim vai ficar mais fácil estabelecer um relacionamento que produza a satisfação dos seguidores e consequentemente a conversão deles como novos clientes.
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