Se você está antenado com o mundo do marketing já sabe ou pelo menos ouviu falar da copy ou das técnicas de copywriting. Muito confundida com a redação publicitária, essa maneira de escrever tem características bem específicas que diferem do texto publicitário que é presente em várias etapas de vendas.
A intenção da copy é levar o usuário a percorrer um caminho que leve a um produto ou objetivo, conhecendo, despertando a necessidade e satisfazendo-a. Ou seja, o foco é a conversão, através da persuasão.
Definimos então a Copy como sendo uma técnica de redação que tem como objetivo persuadir com o uso de gatilhos capazes de levar o interessado a tomar a decisão de compra de um determinado produto. Quando bem feito, a consequência será uma audiência engajado com o produto e pronto para comprá-lo ao final do funil de vendas. O que ocorre é a conexão do produto ou serviço com as necessidades e emoções dos usuários, e é aí que a venda acontece.
Vamos entender melhor porque o Copy se tornou matéria obrigatória dentro do marketing e porque ele é tão importante nas estratégias de vendas.
Capacidade de gerar interesse
O copywriting tem em sua essência a capacidade de despertar curiosidade, isso porque explora ferramentas ligadas ao neuromarketing e recursos com storytelling que envolvem a audiência. A afinidade com o problema apresentado coloca emissor e receptor em um pé de igualdade e afinidade que é inevitável recusar a solução que será oferecida.
São as emoções geradas pela narrativa que são capazes de gerar o interesse pelas soluções que determinado produto pode oferecer.
Desperta necessidade
Depois do interesse gerado, onde uma espécie de quebra-gelo ocorre, é a hora de nutrir a audiência com boas razões que apontem o consumo como uma necessidade. Isso claramente não ocorre se aquilo que oferecido não possui de fato um valor agregado capaz de apontar uma lista de motivos que justifiquem a aquisição. Por isso, para desenvolver bem essa técnica é preciso ter um profundo conhecimento do produto oferecido e de como ele atinge as principais dores da audiência.
Favorece um ranking de pesquisa
Realmente, os algoritmos do buscador do Google estão cada vez mais seletivos na hora de apresentar as primeiras opções como resultado de uma determinada busca. Sua preferência está em conteúdos originais, criativos e de alta qualidade. E o que o copywriting tem a ver com isso?
Uma boa copy pode proporcionar benefícios de otimização de busca (SEO) e colocar você em melhores posições, trazendo assim visibilidade a sua marca e conteúdo. Para que isso aconteça é importante entender a importância das palavras chaves (keywords), baseadas em emoções e comportamentos e que devem ser utilizadas de forma estratégica para alcançar o público desejado.
Proporciona soluções
A forma como a solução é apresentada na técnica copywriting é suficientemente arrebatadora para abrir o caminho para a tomada de decisão. Isso ocorre após ser gerado o interesse e necessidade e é permeada com gatilhos mentais, como o da prova social, que apresenta os efeitos reais de que já experimentaram o produto e estão vivenciando uma jornada satisfatória.
Depois de todo esse envolvimento vai ficar mais fácil convidar o então lead, para uma ação. Isso ocorre com o chamado Call to Action (CTA) que quando respondido carimba o passaporte do lead como um cliente.
Cria laços entre a marca e os consumidores
Esse tom relacional tão presente nas copys, e relevante para o comportamento do consumidor atual, se relaciona bem com a chamada “Experiência do Usuário” (UX).
A disposição do conteúdo copy de se fazer compreendido e acolher o usuário é um elemento determinante para fidelizar clientes, por exemplo. Isso porque o conteúdo atinge as reais necessidades do consumidor de forma confortável e empática .
Se você deseja construir em sua estratégia de marketing relações memoráveis e duradouras e garantir que os leds percorrem todo o funil de vendas, como explorar os recursos do Copy agora mesmo e tenha resultados ainda não alcançados.
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