Influenciadores digitais no marketing, vale a pena?

A internet revoluciona a forma de anunciar, tornando gente anônima em figuras populares, com estilos e comportamentos que atraem o olhar de diversos usuários das redes sociais. Hoje, esses famosos da web são conhecidos como influenciadores digitais. Mas, para um negócio, vale a pena mesmo fazer parceria com esses famosos para as campanhas de marketing?

Tudo começa com a necessidade da clara compreensão da sua marca, seu objetivo, estratégia e persona, ou seja, público que deve ser atingido. Sem esses elementos iniciais o investimento no maior influenciador digital do mundo pode ser em vão. Continue lendo este artigo para entender melhor esse assunto e ainda confira dicas de como escolher um influenciador digital para realizar as suas divulgações.

O que diferencia o digital influencer dos famosos tradicionais vistos na TV, Cinema e Teatro, e a espontaneidade vista nos conteúdos que acabam mostrando as suas rotinas. A maneira como vivenciam as atividades diárias mais comuns, como escovar os dentes, cozinhar, malhar, estudar e fazer compras acabam gerando uma identificação entre o influenciador e seus seguidores. Assim, suas preferências acabam se tornando uma referência para essa audiência.

Entendendo esses aspectos comportamentais, é preciso analisar se o influenciador escolhido representa sua marca e se os seguidores de ambos se coincidem em características e interesses. 

Como escolher um influenciador digital ?

Além de fazer uso do conhecimento introdutório deste artigo, você pode buscar uma agência ou assessoria de comunicação que dispõe de uma base com influenciadores digitais abertos para trabalhos e parcerias. Além disso, hoje, existem sites que apresentam um ranking com os perfis de usuários com maior número de seguidores e engajamento.

Esteja atento, também, para as métricas que irão determinar o grau de engajamento da personalidade escolhida.

Como receber as pessoas geradas pelo tráfego dos conteúdos gerados pelos influenciadores ?

Depois que o influenciador for escolhido, a sua abordagem definida e o tráfego estiver acontecendo, você já precisa estar com uma recepção estratégica para receber bem todo o novo público atraído.

Definir se essa audiência será direcionada para uma página de vendas com o tradicional “arrasta pra cima”, ou apenas para o seu perfil, são respostas que precisam ser respondidas antes mesmo de qualquer postagem ter sido feita.

Tenha em sua bio uma chamada para ação (CTA) clara, que atenda a expectativa do seguidor que chegou até ali interessado no conteúdo apresentado.

Como converter o público alcançado pelo influenciador ?

Tudo que foi investido até aqui não pode ir pelo ralo, né ? Para isso você precisa estabelecer como os seus novos seguidores irão percorrer o funil de vendas até a compra do seu produto ou serviço. Tenha bem desenhado e pronto para a execução as etapas do relacionamento entre marca e cliente, visando a garantia de uma excelente jornada de compra.

Para concluirmos, vale lembrar que influenciadores digitais não são vendedores, por isso não atribua a ele a responsabilidade das vendas do seu negócio. O papel deles é mesmo possibilitar que a sua marca seja mais vista através de sua influência já exercida nas redes sociais.  

Se você ainda está se perguntando se vale a pena investir em parcerias com influenciadores digitais, a resposta é sim, desde que você realmente esteja disposto a construir uma estratégia para todas as etapas dos trabalhos, possibilitando assim os resultados que podem aparecer em curto, médio e longo prazo.

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