3 Princípios dos Anúncios Digitais: passos básicos para anunciar na internet

O que vem à sua mente ao pensar em propaganda? Se você tem mais de 30 anos é possível que aquelas comerciais dos anos 90 que passavam na televisão ou os outdoors sejam a primeira coisa que você pense.

Mas a internet chegou, e com ela uma gama de novas possibilidades! Estamos numa nova era. Aposto que você, assim como tantos outros milhões de brasileiros, passa horas navegando na internet, seja nas redes sociais ou nas ferramentas de busca.

E aí? Como você consome propaganda nesses espaços? Através de anúncios digitais. Os anúncios online fazem parte de praticamente qualquer navegação que você fizer. Eles estão em todo lugar e são cada vez mais certeiros.

Neste post você conhecerá os primeiros passos para começar a anunciar na internet. Vem com a gente!

Passo 1 — Defina seu público-alvo

Praticamente em toda estratégia de marketing falamos sobre público-alvo. E não é para menos, afinal tudo o que fazemos é tentando atingir a eles.

No caso dos anúncios ter essa definição de forma clara é ainda mais importante. Pois ao anunciar online é possível definir previamente o perfil dos usuários que irão visualizar aquele anúncio.

É por isso que você sempre vê um anúncio que é a sua cara e acha que o Google está te espionando. De certa forma, é verdade. Não só o Google, o Instagram, Facebook, Youtube… as redes sociais em geral também estão de olho em suas movimentações online.

Enquanto empreendedor, essas informações são de grande ajuda para que você crie campanhas altamente segmentadas e com altas taxas de clique.

É possível segmentar os anúncios com base em:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Profissão.

Vou dar um exemplo para você entender melhor. Digamos que você é dono de uma dessas novas barbearias gourmet. Ao anunciar o seu negócio você pode escolher por homens de 25 a 40 anos, de Salvador, com interesses em cerveja artesanal, produtos de barbear…

Perceba que eu não usei todos os critérios de segmentação. Existem outros além desses que mostrei, mas esses são os mais utilizados. Você pode segmentar como quiser.

Passo 2 — Escolha onde anunciar

Como eu falei acima, praticamente todos os meios de navegação online possuem espaço para anúncios. Por isso, para que você anuncie nos lugares certos é preciso definir qual o objetivo de sua campanha e quem você quer atingir.

Essa segunda questão já foi respondida anteriormente quando foi definido o seu público-alvo. Agora pense comigo: o que você está vendendo costuma ser procurado nas ferramentas de busca?

Sim, existem coisas que são mais pesquisadas do que outras. Por exemplo, apartamentos para alugar. É óbvio que quem está atrás de apartamentos irá pesquisar por eles. Nesse caso, a melhor opção é investir em anúncios no Google, através do Google Ads.

Por outro lado, imagine que você tem uma loja de bijuteria. Brincos e colares não são produtos que costumamos pesquisar no Google, certo? Mas acabamos incentivadas a comprá-los ao vermos imagens deles. Então, a melhor opção é investir em anúncios nas redes sociais.

Nesse último caso, é preciso pensar ainda no público-alvo mais uma vez. Em quais redes ele costuma estar? Provavelmente, a resposta seja o Instagram, já que estamos falando de mulheres jovens que consomem online.

Os outros dois canais mais conhecidos de anúncio são o Youtube e o Facebook. O Youtube é ideal para quem quer investir em vídeo. E o Facebook ainda é um dos maiores veiculadores de anúncios online, mesmo que esteja perdendo a sua força em comparação aos anos anteriores.

É importante que você faça anúncios diferentes para redes diferentes, já que cada uma tem características distintas uma da outra.

Passo 3 — Invista em remarketing

Você com certeza já foi influenciado por uma ação de remarketing, só não sabia disso ainda. Sabe quando você entra em um site, dá uma olhada em alguns produtos, mas desiste da compra e logo em seguida aquela loja começa a aparecer em todo canto que você olha na internet?

Isso se chama remarketing!

É uma das estratégias mais bem sucedidas de anúncio porque busca atingir pessoas que já tem um interesse prévio naquele produto.

Você pode fazer remarketing no Google Ads ou no Facebook Ads – aqui também inclui o Instagram, por ser uma rede do Facebook.

Novamente, para definir em qual desses canais investir no remarketing é preciso que você tenha noção de onde terá mais retorno. Ou seja, onde o seu consumidor passa mais tempo navegando? Será que ele está mais propenso a comprar enquanto está se distraindo em redes sociais ou enquanto está lendo notícias e curiosidades em sites?

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